Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Isaías 40:30-31)

Rumo à vitória!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Por que eu decidi fazer a cirurgia??


Bom dia! Ontem à noite, lá no facebook, uma amiga do meu grupo Amigas da Gastroplastia, resolveu me fazer essa pergunta. Ela queria saber por que decidi fazer, como foi a reação da minha família, se meu marido me apoiou, essas coisas que todas nós nos preocupamos antes de tomar a decisão. Aqui no blog eu já dei vários relatos e tem as páginas aí em cima, onde tento explicar como foi todo processo. Mas resolvi postar aqui hoje, a resposta que dei para ela, caso alguém ainda não tenha visto as outras explicações =)
Gente, eu fui muito ajudada, e fico feliz em poder ajudar também. Então se servir para abençoar 1 pessoa que seja, eu já fico muito contente!
Então vamos lá, essa foi a resposta que dei a minha amiga Sidinéia Félix, rsrsrs
Eu tive a indicação para a cirurgia no ano de 2009, após alguns anos tentando tratamento para emagrecer com a endocrinologista. Na época ela me indicou a cirurgia pq eu já tinha tendado reeducação alimentar e remédios. Só que minha tenho hipertensão desde os 15 anos, e nesta época dos remédios para emagrecer ela ficou totalmente fora de controle(eu tinha emagrecido 10 kgs, mas engordei tudo de novo), e diante disso ela me recomendou a cirurgia, caso eu não conseguisse emagrecer. Na época, eu achei que a cirurgia seria uma decisão muito radical, e eu achava que se era sócomer pouco, eu conseguiria sozinha. Me enganei né! Na época eu pesava uns 98 kgs. Quando vi que não conseguia emagrecer, comecei a ter depressão, e meu peso chegou a 108 kgs, fiz o tratamento com psicóloga e psiquiatra, melhorei da depressão, mas ainda vivia triste por não conseguir viver normalmente e outros problemas de saúde foram surgindo (pressão altíssima, tendinites, tenossinovites, lombalgia, enfim, tudo que era doença). No final de 2009 descobri um cisto no ovário esquerdo, e precisava operar. Minha GO indicou um cirurgião para fazer o procedimento, e em fevereiro de 2010 eu fui à consulta para marcar providenciar essa cirurgia. Foi assim que conheci meu médico, Dr. Arnaldo Pessoa. Em março de 2010 fiz a cirurgia com ele, por videolaparoscopia. Mas tive problemas com o gás que injetam neste procedimento, e tive uma crise de asma no meio da cirurgia, e mesmo entubada e com anestesia geral, senti isso e pensei que ia morrer. Mas foi tudo bem, e a cirurgia foi um sucesso. Ele me disse que fazia a gastro, e que se eu quisesse, o procurasse depois. Fiquei com medo por causa da asma, e continuei tentando emagrecer com outros métodos, o último foi o vigilantes do peso, mas não tive sucesso. Então em março de 2011 voltei para a endocrino e ela falou de novo da cirurgia, e eu aceitei fazer. Comecei a pesquisar, fui na consulta com meu cirurgião, ele foi muito claro comigo e me falou mais dos riscos do que dos benefícios. Mesmo assim eu estava decidida, era tudo ou nada, eu já estava com 116 kgs, e não dava pra continuar vivendo assim. Meu marido me deu total apoio, foi comigo a todas as consultas. Meus pais foram contra, tinham medo. Minha mãe chegou a dizer que seria melhor eu não fazer e viver mais 10, 20 anos daquele jeito (pq seria o máximo que eu viveria com os problemas que eu estava), do que tentar uma cirurgia de grande porte como essa. Não liguei! Falei pra todo mundo que ia fazer a cirurgia, e ouvi incentivos e críticas, mas não me importei com nenhuma, eu estava mesmo decidida. Era minha última chance. E como vc sabe, eu fiz...fiz aberta mesmo por causa da minha asma e do problema que tive com o gás na outra cirurgia. Foi ótima minha recuperação, minha adaptação, tudo! Hoje estão todos felizes, e minha mãe tá toda orgulhosa de mim. Fiz unicamente por saúde, eu sentia que estava morrendo. Meu IMC já estava em 47, e no último mes antes da cirurgia eu só conseguia dormir sentada, 1 semana antes da cirurgia fui socorrida com a pressão 22/12, e depois da cirurgia tudo melhorou, minha pressão agora está quase sempre normal, e eu não uso mais remédios. A estética foi um brinde, estou feliz pq hoje eu vivo, e não apenas "existo". Estou muito feliz e faria tudo de novo, mesmo com muito medo, confiei em Deus e fui em busca dos meu sonho em ter uma vida diferente e saudável.

Bjs e um excelente domingo para vocês! :D

6 comentários:

  1. Oi Dani, qual é a sua altura?Gostei de conhecer um pouquinho mais a sua história.Parabéns pelos 30 kg off, só faltou a foto com o saltão. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Amore!! Como esta Dani? Adorei a resposta! Acredito que muitas de nós só decidem pela cirurgia após realmente sofrerem bastante com a depressão e as comorbidades. Tem quem faça pouco dessa decisão achando que é só um meio rápido, mas na verdade tudo que passamos depois da cirurgia não é mamata...pelo que tenho visto! - Parabéns Dani! bjinhos e ótimo finds

    ResponderExcluir
  3. hahaha...Ana, minha altura é 1,57! rsrsrs Ah, foi saltão não, foi um saltinho...mas foi salto né? kkkkk

    Juliana, tem razão, não é fácil, mas diante de tudo que já passamos na vida de obesa, isso nos dá ainda mais forças para superar essas dificuldades.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. OIE, MENINA PARABÉNS PELOS 30KG OFF, É PRECISO MUITA FORÇA DE VONTADE MESMO PRA CHEGAR ONDE VC CHEGOU E ONDE VC IRÁ CHEGAR, E MUITO BOM SABER SUA HISTÓRIA, CADA UMA DE NÓS TEMOS A NOSSA E AO MESMO TEMPO É UM POUQUINHO PARECIDA, QUERO DIZER TEM ALGUNS FATORES PARECIDOS, TENHA VC TB UM ÓTIMO DOMINGO...

    BJS

    ResponderExcluir
  5. Oi lindinha!!! Parabéns pela luta e pelos 30 off... Estou na fase pré-op e sei o quanto é importante retromarmos a nossa saúde!!! sucesso!

    ResponderExcluir
  6. É uma decisão séria demais, mas você optou pelo principal, que é ser saudável.
    Imagino, com seus filhotes lindos, quantas coisas você poderia deixar de ffazer em companhia deles pelo excesso do peso e as dores que ele te causava.

    Vc está cada vez melhor e é um orgulho os seus ganhos!
    Parabéns pelos 30 kg!
    Já imaginou quantos sacos de arroz??????


    Beijos,

    ResponderExcluir

Deus te abençõe! Obrigada pela visitinha!