Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Isaías 40:30-31)

Rumo à vitória!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

VOCÊ SABE DOS RISCOS??


OOiiiii!!! Como vcs estão? Eu estou bem, graças ao meu bom Deus!
Então...não quero assustar ninguém com esse post de hoje, mas me senti na obrigação de fazê-lo!
Eu sempre posto aqui minhas alegrias e a descoberta desse mundo novo que a gastroplastia tem me proporcionado, e estou feliz mesmo! Muitooo!! Graças a Deus deu tudo certo, não foi fácil mas hoje só tenho o que agradecer...pois bem, onde tô querendo chegar com esse assunto? Hoje aconteceu uma coisa muito triste...um rapaz que morava aqui perto de casa fez a gastro e infelizmente faleceu. Calmaaa aí...não entrem em pânico, pq ainda nem sei ao certo o que aconteceu, daqui  a pouco eu comento o que as pessoas mais próximas estão dizendo...e ele não morreu na cirurgia, mas depois, já havia operado há um mês.
Pois bem, eu queria alertar aqui, que embora eu esteja muito feliz e no meu caso deu tudo certo...não sofri muito com dores (só gases), não tenho rejeição a nenhum alimento (pois como de tudo), até agora minhas taxas e vitaminas estão ótimas, e nunca tive maiores complicações...essa cirurgia oferece riscos sim...e precisa de muita atenção no pré e pós operatório. Aliás, precisa de disciplina e mudança de hábitos. Não quero ser chata e nem estraga prazeres de ninguém, mas é que quando nós fazemos a gastro e vemos o resultado, ficamos felizes e radiantes e as pessoas não veem tudo que passamos pra chegar até aqui, acham que foi fácil, e muitas vezes podem se iludir. Muitas pessoas me procuram, pedindo pra eu dar conselho a fulano ou a cicrano para fazer a cirurgia e me apresentam como "modelo" da gastro. Gente, isso é complicado!! Claro, eu falo que estou ótima, estou feliz, mas sempre falo tb que é importante fazer um bom pré e pós operatório, seguir as orientações médicas, ir a todas as consultas, fazer os exames, enfim...se cuidar, e muitas vezes sinto que as pessoas não gostam dessa parte. Só querem saber como é se sentir bonita e feliz...eitaaa!! E falar dos riscos nem se fala, vc mal começa a falar a pessoa fala: Ah, mas toda cirurgia tem risco! É verdade! Mas essa tem os riscos específicos e mais agravados por nós sermos obesos...e então...será que a pessoa sabe mesmo dos riscos?? Quando fui no consultório do Dr. Arnaldo pra começar a fazer os exames pra operar, ele me fez o maior medo...me deu o termo para ler e assinar, e me disse que era muito arriscada...tremi na base...mas nunca fui enganada...li tudo, pesquisei, me infomei e tomei minha decisão baseada na realidade...pesquisei os prós e os contras...soube de muita notícia triste, mas fiz consciente.
Resolvi fazer esse post, pq alguém veio aqui na minha casa me pedir pra aconselhar esse jovem a fazer a cirurgia, me disseram que quando eu passava ele ficava olhando e todo mundo dizendo: tá vendo...ela fez, nunca teve nada! Glória a Deus que eu nunca tive nada, mas esse é o meu caso...não quer dizer que são todos iguais. Eu não fui conversar com ele, pq ele nunca me chamou e eu só o conhecia de vista, mas as pessoas que incentivaram ele estão sendo "culpadas" pelos familiares do jovem...ora, se eu fosse falar com ele, iria incentiva-lo tb, mas não iria dizer faça pq não vai ter nada...aff! Se me perguntarem, eu falo mesmo, mas falo tudo! rsrsrs
Os riscos existem...inclusive se vc está obeso já é um risco!
Agora, me pergunte se eu me arrependi...NUNCA! Faria tudo de novo!
Tive medo? TIVE! FIQUEI EM PÂNICO, CHOREI MUITAS VEZES!
Foi fácil? NÃO! FOI DIFÍCIL!!! FOI DIFÍCIL ANTES, DURANTE E DEPOIS, MAS VALEU A PENA! Chorei de fome na dieta líquida pré operatória, chorei de raiva quando voltei do hospital e fizeram uma feijoada e eu fiquei trancada no quarto sentindo só o cheiro, e vendo a alegria deles em comer e eu não...sonhava toda noite que estava comendo...tinha medo de ter alguma complicação...
Eu sabia dos riscos, mesmo assim, faria de novo? FARIA, E SEGUIRIA TODAS AS ORDENS MÉDICAS, e foi o que eu fiz! QUANDO DECIDI PELA CIRURGIA, EU NÃO TINHA VIDA...O RISCO JÁ EXISTIA! PICOS HIPERTENSIVOS, CANSAÇO (DORMIA SENTADA) , DEPRESSÃO, E UM COMBO DE DOENÇAS DECORRENTES DA OBESIDADE. Eu era uma bomba prestes a explodir...e o principal: nossa vida não está em nossas mãos, devemos nos cuidar, zelar pelo nosso bem estar, mas a nossa vida está sempre nas mãos de Deus! Ele é quem decide o nosso destino e conhece o nosso coração.
Então, pra resumir...se você quer fazer a cirurgia, FAÇA! Não existem garantias de que dará certo, mas que garantia nós temos que estaremos vivos amanhã? Não podemos desistir...mesmo que os riscos existam, vc nunca saberá se dará certo, se não tentar! Reflita, pesquise, leve o tempo que for preciso para tomar a decisão, consulte Deus e confie nEle, mas tente...afinal viver com saúde e auto estima é bom demais!!!

Quanto aos motivos do falecimento do rapaz...na minha opinião chegou sua hora...operado ou não...Deus o chamou! Mas, os médicos declararam como embolia pulmonar...1 mês depois, é difícil, mas acontece. Pessoas próximas a ele estão dizendo que ele não fez os exercícios respiratório, não usou meia, não estava indo na nutricionista, dirigiu sem estar liberado, enfim...não cumpriu os cuidados, as recomendações médicas. Então, fica a dica, faça sua parte direitinho e espere Deus fazer o resto!

Um grande beijo e muita paz no coração!

Bye bye

Obs: Escrevi, escrevi, escrevi...ficou muito longo e não vou ter tempo para revisar, então desconsiderem os erros de português, rsrs

3 comentários:

  1. Olá!
    Eu vou fazer bypass na 3ª feira...
    Estou com medo,como é lógico, mas continuar a engordar e a hipertensão cada vez pior faz-me ir em frente...Tenho mais um senão: coloquei a banda gástrica há 2 anos e foi um fracasso... Espero que desta vez seja definitivo e que eu consiga cumprir as regras que os especialistas recomendam...
    Beijinhos e muito sucesso para ti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha muita fé em Deus, Ele jamais desampara os seus...e dessa vez há de dar certo e ser um sucesso! Bjs e que Deus te abençõe muito!

      Excluir
  2. Dani os riscos existem, antes de operar li muito, assinei esse termo tb, junto com os meus pais, eu sempre digo que é importante seguir as recomendações, as vezes as pessoas brincam com a vida né, uma pena...bjao. Aguardo sua visita no meu blog e vlog, onde conto tudo sobre minha cirurgia bariátrica.
    |Blog| http://isaclourenco.blogspot.com.br/
    |Vlog| http://www.youtube.com/100observacoes

    ResponderExcluir

Deus te abençõe! Obrigada pela visitinha!