Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Isaías 40:30-31)

Rumo à vitória!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Efeito Platô – O que fazer quando a balança emperra

Olá meninas! Como vcs estão??? Eu estou bem e sem novidades para o momento...resolvi postar esse assunto hoje, porque, apesar de ainda estar emagrecendo, estou desconfiando que o platô está na minha cola! hahahahaha...tô me alimentando direitinho e a perda de peso tá bem lenta...às vezes não resisto e me peso antes da data e dá algumas gramas a mais, não creio que seja só retenção de líquidos...acho que tá tudo dentro do normal e do previsto! Nutri só dia 20, não consegui vaga antes dessa data, mas tá bom, pq ainda vou fazer os exames que o cirurgião pediu. Mas tava pesquisando sobre o assunto e achei essa matéria bem legal e esclarecedora, se você ainda não está no platô, saiba que um dia ele pode te pegar! kkkkkkkk Bjssss 

Não existe nada mais frustante e desanimador do que estar seguindo uma dieta, fazendo exercícios, indo bem em seu emagrecimento e de repente perceber que os ponteiros da balança já não saem mais do lugar. Neste momento a sensação de “meu mundo caiu” vem com força total para derrubar sua alto estima. Você começa a achar que está fazendo algo de errado e a  falta de credibilidade em si mesmo por achar que nunca vai conseguir atingir seus objetivos aumenta, e esses são os piores danos que o Platô pode nos causar. Mas não se deixe abater, no efeito platô não existe um culpado, ele pode acontecer a qualquer um em qualquer momento, simplesmente o seu organismo está se adaptando a uma situação a ele imposta.

Se segue uma dieta balanceada, uma diminuição gradual de suas calorias e seus exercícios frequentemente provavelmente não entrará no efeito platô.
  
Efeito platô nas dietas de emergência

Dietas de baixas calorias também podem causar o efeito platô, o que se torna mais difícil sair dele pois não se pode abaixar mais essas calorias. Não é segredo que em dietas de emagrecimento rápido além de gordura o organismo perde muita massa muscular e líquidos, e essa perda pode influenciar na quantidade de calorias a serem queimadas. Ou seja você perde músculos e animo para continuar com suas atividades físicas, e isso altera seus gastos calóricos. Além do que em dietas assim seu organismo se habitua a essas poucas calorias e começa a armazenar, do pouco que recebe, isso é seu sistema de defesa entrando em ação.

Como sair dele
Além de refazer seus cálculos periodicamente, não abaixe suas calorias diárias mantenha diminuição gradual do que precisa para se manter ativa e faça exercícios para fortalecer os músculos. O que ajuda bastante para evitar a flacidez.

Resumindo

efeito plato1* A dieta balanceada é sempre a melhor opção.
* Reveja seu plano alimentar com frequência de acordo com seu TMB sem diminuir muito de uma vez só.
* Mexa-se, se não faz atividades físicas já é hora de começar, ou se já faz tente reavaliar essas atividades focando sua musculatura.
* Não se apegue à balança, ela só saber medir o peso, e não as mudanças de seu corpo, use fitas métricas ou uma roupa de número menor para “medir” seu emagrecimento. Ainda mais que pode estar trocando gordura por massa muscular, no caso de quem faz malhação.
* Tenha muita paciência, o Efeito platô é uma reação natural de seu organismo mas pode ser mudada.
* Mantenha- se firme em busca de seus bons resultados, desistir agora nem pensar.
* Não se sinta nunca culpado, mantenha sua alto estima e confiança em sua força de vontade, isso é sempre o mais importante.

Disponível em:  http://www.dietaebeleza.com/efeito-plato-o-que-fazer-quando-a-balanca-emperra/

9 comentários:

  1. Ai que medo, mas temos que esta preparadas e saber que passa e o emagrecimento volta ao normal.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. já passei por isso milhoes de vx, ´negocio é fazer uma dieta desintoxicante e beber bastante águaaaaaaaa.
    bjs linda noiteee

    ResponderExcluir
  3. ACREDITE: Estou no meu segundo platô...
    Parece até sacanagem...
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu tô no mesmo caso da Amanda. No meu segundo platô. Tava querendo tanto entrar o ano de 2012 fora da casa dos 70kg, mas o Dr. Platô não vai deixar, esse danado. hehehehe
    Mas tá bom. Meu médico diz que estou além das expectativas. Apesar da ansiedade de chegar logo na meta por ele estipulada, eu tô muito satisfeita com os resultados. E vamu que vamu, devagar e sempre!!! Bjus amiga. ^^

    ResponderExcluir
  5. Tento desencanar com isso,mas dá uma raiva!..rs
    Eu fico exatos 20 dias sem peder uma grama se quer e as veses as gramas ainda aumentam ...que odio...
    Sei disso pq me peso todos os dias pela manhã,acompanhando assim fico mas calma..rsrsrss......
    Bjusssss.....
    Há já comprei minha arvore e seu comentario me deu um "UP" a mas para isso acontecer!!!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Amiga, eu me peso todos os dias por ansiedade, mas o fato de a balança não se mexer, não me afeta muito não, pq os principais resultados eu tenho visto no espelho. É só um parâmetro, mas não é referência sabe...
    Daí então, o platô não me incomoda muito porque sei que é passageiro...

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. menina ameeeeeeeeeeeeeiiii esse post, pois estou passando por isso, to super angustiada, pois nao estou emagrecendo devagar eu literalmente nao estou mais emagrecendo, nao saiu do 102kg ja tem mais de 2 semanas e tenho feito td q a nutri mandou ate axo q como menos pois ainda estou com 34 dias de ciru, mas da um paniko...pensei o q sera q to fazendo de errado, ja pensei e repensei...o mediko ainda nao liberou nada vezes nada de atividade fisica so caminhada com 40 dias....ai q a angustia bate...nao kero fikar neurotika mas fizemos a ciru com um dos objetivos de perder peso pq se fosse pra continuar gorda nao teria razao de ser, entende????passa tanta coisa pela minha cabeça principalmente kando se faz particular e se investe um dinheiro konsideravel e nao ver nada acontecendo...
    mas valeu pelo post...espero q as coisas mudem por aki....
    aparece, viu???????
    beijus

    ResponderExcluir
  8. Amei!!!!
    Nada como uma ajudinha mútua para nos tranquilizar, né???
    VALEU!!!
    Beijos
    Beauty

    ResponderExcluir

Deus te abençõe! Obrigada pela visitinha!